segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Eu fui e gritei: RESPEITO!


Eu disse que ia, e fui. Participei do ato público dos servidores do sistema prisional. Gritei por respeito. Gritei por melhores salários, por condições de trabalho. Ameacei junto com os colegas parar o sistema se o governo não negociar. Eu fui. E me orgulho disso.
Só não gostei de sermos 250 quando devia sermos 40 mil. Mas, paciência. Tem muita gente satisfeita com a vida que leva. Eu gosto da minha vida, mas sei que pode ser bem melhor. E sei também que, para melhorar, eu preciso fazer alguma coisa. Esse negócio de esperar que caia do céu me parece discurso de acomodado.
Eu tirei muitas fotos, mas uma das que mais gostei foi a que tirei na frente da SAP. Olha só:


Eu não sabia que a associação atlética de Prudente tinha uma sede tão pertinho da SAP. Bonita, a sede. E a placa que tem no portão vem bem a calhar: ALUGA-SE. É, o pessoal da associação escolheu bem a faixa para usar no dia do protesto dos servidores do sistema. ALUGA-SE. Enquanto os trabalhadores usavam faixas pedindo cumprimento da data base, segurança, LPT, salário, o sindasp usava ALUGA-SE. Quem vai querer? É uma pechinha. O aluguel é bem baratinho, qualquer foto com autoridade paga.
Engraçado também que enquanto os servidores protestavam em frente à SAP, a sede da associação atlética de prudente tinha três viaturas da polícia paradas na frente. Ficaram com medo da categoria, foi? Chamaram reforço? Nem precisava. Eu só me dei conta que o sindasp ficava ali quando um colega me avisou, rindo da tropa de choque que guardava o prédio. Tava todo mundo comentando e rindo.
Mas deixa pra lá, isso foi só uma observação. O que me interessa mesmo é a mobilização do nosso povo.
Gostei. Gostei de ver o povo animado, gritando. O barulho dos apitos ainda tá nos meus ouvidos. Gostei dos discursos também. Disseram tudo o que a gente queria dizer ao Pinóquio. Não esperava que fosse tão bonito. Fiquei feliz.
Meu pai foi sindicalista e eu passei a vida toda escutando as histórias dele. Confesso que tinha pouca esperança de um dia participar de uma mobilização dos servidores prisionais porque nossa categoria é muito acomodada, e os sindicatos também. Mas parece que as coisas estão mudando, tanto para a categoria quanto para os sindicatos – ou pelo menos um sindicato, o sifuspesp, que mostrou que representa mesmo a categoria. Está de parabéns, categoria e sifuspesp.
Tomara que tenhamos mais mobilizações bonitas assim. Agora a gente não pode deixar a peteca cair: como disse um dos diretores (desculpem, não gravei o nome dos que discursaram), a luta tá só começando.
E teve um bom começo. Que venha mais!


Nenhum comentário: